Vinhetas
Palestras proferidas pelos produtores radiofônicos
Lilian Zaremba e Marcus Aurério em novembro de 2006
Lilian Zaremba:
Boa Tarde, meu nome é Lilian Zaremba, eu sou produtora aqui da Rádio Mec há muitos anos. Não sei se vocês conhecem a grade de programação da Rádio Mec. Atualmente eu estou com três horários de programa: um chamado ‘Música em Cena’ (com músicas compostas ou utilizadas em trilhas de cinema e teatro) uma vez por semana; ‘Concerto Mec’, programa padrão no horário de meio-dia, onde sempre se enfoca um compositor, uma obra na área da musica de concerto; e o ‘Rádio Escuta’, que é uma série que eu faço as terças-feiras à meia-noite, que é uma outra faixa de horário. Essa faixa de segunda à sexta meia-noite é onde a MEC FM está privilegiando a música contemporânea e formatos de programas que podemos chamar de radioarte e arte do rádio. Então justamente por isso me pediram que comentasse aqui esses gêneros e formatos radiofônicos.
Ao longo da história a produção radiofônica foi sendo classificada. Dentro dessas classificações se colocam as categorias gêneros e formatos radiofônicos. Eu vou simplificar essas categorias.
Gêneros seria uma classificação mais geral, por exemplo, há programas de gênero musical, gênero jornalístico, gênero dramaturgia, gênero documentário ou gênero talk rádio, que é um gênero que anda com muita audiência (Band News, CBN News). E o formato já seria uma classificação mais especifica do conteúdo dessa mensagem da produção radiofônica. Assim o programa pode ser gênero musical, mas formatado como planilha ou radioarte ou radiodocumentário. Por exemplo, programa musical formatado como planilha. O que é uma planilha? Planilha é uma seqüência de músicas onde o locutor apresenta e desapresenta. Grande parte da Grade da Rádio MEC é de planilha musical, músicas direto. Outra possibilidade de você ter um formato é o do radiodocumentário. Também nós vamos ter outras categorias, o rádiodocumentário