semiótica
XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Caxias do Sul, RS – 2 a 6 de setembro de 2010
A Variação dos Discursos nas Vinhetas de “Os Simpsons”1
Erik Paiva LOPES2 e Vito Ramon GEMAQUE de Souza 3
Netília Silva dos Anjos SEIXAS4
Universidade Federal do Pará, Belém, Pará
Resumo
O seriado estadunidense “Os Simpsons”, é uma das séries de comédia de maior sucesso no mundo. O seriado é bastante conhecido por suas sátiras e esteriotipações da sociedade norte-americana e do mundo. Por causa disso, “Os Simpsons” já foi objeto de estudo de diversos campos de conhecimento, dada a sua riqueza de significações.
Assim, como o seriado, as vinhetas de abertura tem vários aspectos que possibilitam a análise sob diversos angulos. A primeira vinheta produzida em HDTV demonstra, praticularmente, uma mudança no discurso padrão das vinhetas produzidas anteriormente. Verifica-se, a mudança na enunciação, quando comparamos as vinhetas antigas com a nova vinheta em HDTV.
Palavras-chave
Análise do discurso; Os Simspons; vinhetas; HDTV; enunciação.
Introdução
O seriado “Os Simpsons” é uma sitcom5 estadunidense criado por Matt
Groening, veiculado pela emissora de televisão FOX Broadcasting Company6 e está atualmente na sua 21ª temporada. Além de já ter arrecadado meio bilhão de dólares pelo mundo, esta é a série mais antiga produzida pela FOX, uma emissora de postura considerada conservadora e a direita.
O programa é mundialmente conhecido por apresentar uma sátira ao padrão de vida da sociedade capitalista estadunidense, estereotipando-a nos personagens. Os protagonistas são os membros da família Simpson, composta por Homer Jay Simpson,
Marjorie (Marge) Simpson, Bartholomew (Bart) Simpson, Elisabeth (Lisa) Simpson e
Margareth (Maggie) Simpson, que estão no centro da narrativa, representando as famílias de classe média dos Estados Unidos. O seriado “Os Simpsons” é bastante