Atps - Gênero Publicitário Rádio
É aquele que tenta seduzir e convencer, vender uma ideia ou produto. Os formatos mais conhecidos como mensagem oral são: Jingle, Testemunhal, vinheta, spot’s entre outros. O objetivo deste trabalho é estudar o formato de anúncio que a bibliografia brasileira descreve genericamente como “testemunhal”. A pesquisa parte da premissa que a denominação “testemunhal” adotada no mercado de rádio brasileiro.
O TESTEMUNHAL
É o tipo de publicidade que se utiliza da “credibilidade dos comunicadores apresentadores e animadores de programas quando da leitura de um texto comercial, tendo em vista o convencimento do público.
É uma propaganda feita ao vivo no rádio pelo locutor, um testemunho a respeito de um produto ou serviço. Os autores enfatizam a presença de um testemunho do locutor/apresentador como característica fundamental de referidos formatos de anúncio.
Publicidade é persuasão. E ninguém melhor para convencê-lo a algo do que um amigo próximo. Para isso é necessário sempre proferir em primeira pessoa e forma coloquial como se estivesse recomendando um produto que usou ou que conhece sua procedência usando da persuasão para atrair o espectador ou ouvinte. Tal condição denota a importância de um esclarecimento sobre o significado da palavra testemunho.
A história da propaganda mostra sua evolução de uma simples maneira de vender mais um determinado produto para “um fenômeno econômico e social capaz de influenciar e modificar os hábitos de uma população no seu conjunto” (SANT’ANNA, 2002:05).
Esta prática já aparecia nos primeiros anúncios brasileiros, como as propagandas de remédios que apresentavam seu testemunho através do depoimento de médicos por exemplo .
O espectador ou ouvinte presta mais atenção no merchandising testemunhal do que no comercial do intervalo da programação.
A associação da marca ao locutor é absoluta, com a recomendação ao uso do produto. O testemunhal necessita de certa personalização, por