Estatística na Psicologia
Como podemos ver a Psicologia é uma ciência, que através de estudos , práticas e pesquisas conseguem elaborar teoria, necessariamente estarmos falando em pesquisas e métodos inerentes. Geralmente uma pesquisa é baseada em um problema e toda a metodologia é criada e refinada para tentar responder esse problema. Algumas hipóteses são criadas e testadas no nosso caso podemos testar em laboratório com os ratos para estudo do comportamento humano ou através de pesquisas com a população que se candidatar. Para que se tenha um resultado confiável, é necessário estabelecer relações entre as hipóteses e se elas se confirmam ou se descartam.
Para testar essa hipótese levantada na pesquisa ou então prever acontecimentos decorridos de um evento usamos então a estatística. Ela pode ser descritiva, inferencial isso depende do método aplicado.
A Importância da estatística na psicologia podemos vê que o atribui de grande valorização, tendo com o métodos a validação, aplicação e avaliação dos resultados dos testes psicológicos. Além disso, é uma ferramenta que o estudante e o profissional da psicologia precisam conhecer para saber como lidar com os dados brutos em uma pesquisa.
Mesmo reconhecendo que existem muitos psicólogos que criticam o uso da estatística em problemas psicológicos, ela propõe sua inclusão na formação do psicólogo, discute as ênfases que precisam ser dadas e explica como essa área pode ser útil para o psicólogo. Portanto comunicamos através da ciência e de pesquisas através de dados, gráficos e formulas estatísticas , e a Psicologia só consegue se destacar ainda mais em se campo com mais estudos e pesquisas, com mais pesquisadores elaborando teorias e técnicas testando em seu campo de atuação .