Estatística na psicologia
Este material foi criado com o objetivo de ser uma consulta rápida quando você estiver elaborando um relatório ou artigo científico. Isto não o isenta de consultar o
Manual da APA (APA, 2010) em situações não contempladas neste texto.
Bom trabalho!
Profa. Dra. Cláudia Borim da Silva
1 Tabelas
De acordo com a APA (2010), as tabelas geralmente apresentam valores ou informações textuais organizados em colunas e linhas.
Toda tabela deve ter um número em algarismo arábico, cuja sequência em um texto deve ser da forma: Tabela 1, Tabela 2 e assim sucessivamente. A sequência numérica das tabelas em um capitulo deve ser da forma: Tabela 5.1, Tabela 5.2, e assim sucessivamente. Se as tabelas estiverem no Apêndice do trabalho, utilize a designação Tabela A1, Tabelas A2, e assim sucessivamente.
O título da tabela deverá conter a designação Tabela X em uma linha e a redação do titulo deve figurar na linha seguinte, em itálico e sem o ponto final, como mostra o exemplo a seguir.
Tabela 1
Distribuição de frequência de pessoas do gênero masculino e feminino conforme sua opção de lazer
A elaboração do cabeçalho da tabela deve permitir ao leitor a compreensão do que está sendo apresentado em cada coluna. Você pode usar abreviações padrões e símbolos para termos não técnicos (por exemplo, % para porcentagem) e para estatísticas (por exemplo, M para média, χ2 para o qui-quadrado). A Tabela 1 apresenta alguns símbolos estatísticos. Você pode consultar o Manual da APA (2010,
p. 119) para obter outros símbolos.
Tabela 1
Símbolos estatísticos
Símbolo e/ou abreviação
Definição
d
Medida do tamanho do efeito de Cohen para comparar duas médias amostrais
f
Freqüência
F (a, b)
F é o valor obtido na Anova. Os valores entre parêntesis apresentam os graus de liberdade do numerador (a) e do denominador (b).
M (ou X )
Média aritmética
Mdn
Mediana
ns
Não obteve