teste de chama
Campus Sorocaba
RELATÓRIO
PRÁTICA 3 – TESTE DE CHAMA
Profª Drª Luciana C. Oliveira
EDUARDO GARCIA
PAULA PRENHOLATTO LOPES
NATALIA OLIVEIRA
SOROCABA
2014
1. Introdução Teórica
O entendimento da estrutura eletrônica dos átomos se deu por meio do estudo da luz emitida ou absorvida pelas substâncias. Para entendermos o modelo atual da estrutura eletrônica, foi preciso conhecer um pouco mais sobre a luz. A luz visível é um tipo de radiação eletromagnética que transporta energia pelo espaço, também conhecida como energia radiante. Existem diversas formas de energia eletromagnética, tais como ondas de rádio, infravermelho (calor) e ondas de raios X. Ainda que elas possam parecer muito diferente uma das outras, todas compartilham algumas características em comum. Por exemplo, a velocidade com que se movem no vácuo, que é de 3,00x108 m/s (velocidade da luz).
Embora o modelo ondulatório da luz explique muito sobre o seu comportamento, existem vários fenômenos que não se pode explicar. Três desses são de interesse para o entendimento de como a radiação eletromagnética e os átomos interagem. Tais fenômenos são (1) a emissão de luz por objetos quentes (chamada radiação de corpo preto porque os objetos estudados parecem pretos antes do aquecimento), (2) a emissão de elétrons a partir de uma superfície metálica onde a luz incide (o efeito fotoelétrico) e (3) a emissão de luz a partir de átomos de gás excitados eletronicamente (espectros de emissão).
(Brown, LeMay, Bursten; Química Geral; capítulo 6-Estrutura eletrônica dos átomos, pág. 187, figura 6.7)
Figura 6.7 Efeito fotoelétrico. Quando fótons de alta energia se colidem com uma superfície metálica, os elétrons são emitidos do metal; (imagem da esquerda). O efeito fotoelétrico é a base da fotocélula mostrada na imagem da direita. Os elétrons emitidos são puxados para o terminal positivo. Como resultado, a corrente flui no circuito. As