gênero relatório
Este é o espaço onde conversaremos sobre os temas tratados na unidade, e vamos interagir para esclarecer dúvidas e construirmos, juntos, novos conhecimentos. Esperamos que você participe ativamente, auxiliando os colegas e expondo, não somente suas dúvidas, mas também suas eventuais descobertas e suas expectativas relacionadas aos conteúdos.
Veja no final do enunciado os critérios para a pontuação desse fórum.
Aguardo você aqui e conto com sua participação!
Língua portuguesa: é possível aprender a usá-la adequadamente?
Como bem colocou o Prof. Pasquale, “Português – um idioma que, de tão maltratado no dia a dia dos brasileiros, precisa ser divulgado e explicado para os milhões que o têm como língua materna”. Você acha que a maioria dos brasileiros tem dificuldade de aprender e utilizar a língua? Você acredita ser possível minimizar essa dificuldade e conseguir ter a língua como sua aliada?
Ao analisar a atual conjuntura da sociedade, e possível perceber que, parte da vida de milhões de pessoas pelo mundo, se deu nas primeiras universidades surgidas durante a Idade Média na Europa e eram ligadas à igreja ou à corte real. Sua importância se dá na sociedade ocidental, pois propiciava inserção política e cultural na sociedade. Mesmo sendo doutrinárias, foram nesses espaços que se formalizaram os primeiros avanços de desenvolvimento do pensamento científico ou investigativo. Contudo, nelas eram encontradas as sete artes liberais (Aritmética, Geometria, Astronomia, Lógica, Gramática, Música, e Retórica), responsáveis pela formação profissional nas áreas de Teologia, Direito e Medicina. A concepção de universidade que temos hoje, com concessão de graus, tem sua origem na Europa, aonde na antiguidade já havia lugares e encontros destinados à discussão livre do conhecimento, como Museum de Alexandria e Academia de Platão. Assim resta saber que, também no Oriente existiram centros de aprendizagem há milhares de anos que possuíam os