Relatorio de leitura, cultura e ideologia: a midia revelando estereotipos raciais de genero
CULTURA E IDEOLOGIA: A MÍDIA REVELANDO
ESTEREÓTIPOS RACIAIS DE GÊNERO
Adriane Roso, Marlene Neves Strey, Pedrinho Guareschi, Sandra M. Nora Bueno
• Identificação
Curso: Psicologia turma A
Disciplina: Psicologia Social
Estudante: Emerson Evandro Ferreira Franco R. A.: 60600
* Esquema. 1. As imagens intencionais transmitidas pelos meios de comunicação são consumidas inocentemente pelo público, que não as vê como sistemas de valores, mas como fatos dados, um processo natural. Consciência é um termo importante para a Psicologia Social Crítica pois está relacionado à questão da dicotomia teoria-prática, entre o falar e o fazer.
1.2. Busca-se, através desse paradigma, romper com a alienação que cria e fortalece as injustiças sociais.
1.3. A consciência crítica leva a uma consciência ética, a uma responsabilidade; uma responsabilidade que vem de dentro e não de fora, imposta. Então, quando assistimos a uma propaganda sem nos questionarmos sobre ela, podemos estar correndo o risco de sermos aprisionados, manipulados, e a Psicologia Social Crítica alerta justamente para essa manipulação da consciência. 2.4. Interagir é um termo essencial aqui, visto entendermos que a cultura se relaciona diretamente com a produção e a troca de significados entre os membros de uma sociedade ou de um grupo.
Na interação cultural, as formas simbólicas, segundo Thompson
(1995) implicam cinco características básicas.
1.5. A primeira, é que elas são sempre intencionais, querendo dizer que são sempre a expressão de um sujeito para outro.
1.6. A segunda, é que elas são convencionais, ou seja, a produção, a construção ou o uso delas, bem como a interpretação das mesmas, são processos que envolvem regras, códigos ou convenções.
1.7. A terceira característica é que elas são estruturais, isto é exibem uma estrutura articulada e, ao fazermos a análise da estrutura, devemos investigar não somente seus elementos