Flexão verbal
O verbo é uma palavra variável, ou seja, ele se flexiona em número: singular e plural, pessoa: 1ª, 2ª e 3ª; modo: indicativo, subjuntivo e imperativo; tempo: presente, passado e futuro; e voz: ativa, passiva e reflexiva. Quanto a estas flexões, estudaremos uma a uma de forma detalhada para facilitar a sua compreensão. NOTA Mas afinal, o que é flexionar um verbo? Flexionar quer dizer adaptar o verbo ao número, ao modo, ao tempo e à voz, fazendo com que ele concorde com o pronome anterior a ele.
Vejamos:
Número e pessoa: a flexão de número é quando a forma indica se o verbo está no singular ou no plural. Singular quando se refere a apenas uma pessoa (eu ando, tu andas, ele anda). Plural quando se refere a mais de uma pessoa (nós andamos, vós andais, eles andam).
Assim, os verbos se flexionam em número (singular ou plural) e pessoa (1ª, 2ª, 3ª).
Veja a tabela: Número Pessoa Pronome que o representa Exemplo utilizando o verbo cantar Singular 1ª
2ª
3ª Eu
Tu
Ele/Ela Eu canto.
Tu cantas.
Ele canta. Plural 1ª
2ª
3ª Nós
Vós
Eles/Elas Nós cantamos.
Vós cantais.
Eles cantam.
Agora que já estudamos o número e a pessoa dos verbos, vamos conhecer o modo e o tempo verbal. - Modo verbal: é a flexão que nos mostra qual é a intenção do falante ao expor suas ideias. Através desta flexão, podemos perceber se o que é expresso por ele indica uma dúvida ou possibilidade, uma certeza ou uma ordem. Os verbos são classificados em três modos: Veja abaixo: a. Modo indicativo: indica um fato que ocorre, ocorreu ou ocorrerá com certeza. Um fato real. Por exemplo: Carlos partiu ontem. Nesta oração, temos certeza de que Carlos realmente partiu. O fato está concretizado. b. Modo subjuntivo: indica um fato hipotético, ou seja, não é certo que acontecerá. Pode exprimir dúvida, probabilidade ou suposição. Por exemplo: Quem sabe eu vá ao baile se não chover.