trabalho flexão verbal
Domingos Martins
2014
Flexão Verbal
Trabalho apresentado à disciplina “Morfologia do Português” do curso de Letras Português do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, sob a orientação e tutoria do Profª. Cleusa Maria Fabris.
Domingos Martins
2014
INTRODUÇÃO
O ensino de Língua Portuguesa vem se restringindo, em grande parte, no ensino de regras gramaticais de forma sistemática e descontextualizada da realidade do aluno, desta forma, não formam cidadãos habilitados para o uso correto da língua materna, seja verbal ou escrita, implicando uma ineficiência nas expressões sociais que são expostas.
Nosso contato com textos verbais e não verbais fora do ambiente escolar ocorrem de forma intensa, porém, a escola sendo base no processo de formação e aprendizagem do individuo, ainda atua de maneira insuficiente nas práticas pedagógicas para o ensino/aprendizado das regras gramaticais, pois utilizam de ferramentas que não contextualizam textos que rodeiam o cotidiano dos educandos. Sobre isso Possenti explana: “O domínio de uma língua, repito, é o resultado de práticas efetivas, significativas, contextualizadas.” (POSSENTI. pg. 47, 2002).
Na maioria das escolas o professor segue somente o caminho do ensino da gramatica normativa, lógico que seu ensino/aprendizagem é de extrema importância para o desenvolvimento intelectual, profissional e social, mas, poderá de forma paralela, utilizar do ensino da gramatica em uso, onde o aluno é convidado a utilizar as regras gramaticais nas diferentes variações linguísticas presentes na LP. Desta forma, o professor deverá adotar uma metodologia que aproxime o educando da escola e de sua própria realidade.
Diante disso, o trabalho com a flexão verbal deve acontecer em sala de aula de forma que as regras de sua correta utilização deverão ser respeitadas, mas o educador deverá criar