Desenvolvimento Epicurismo
Epicurismo é o sistema filosófico que prega a procura dos prazeres moderados para atingir um estado de tranquilidade e de libertação do medo, com a ausência de sofrimento corporal pelo conhecimento do funcionamento do mundo e da limitação dos desejos. Já quando os desejos são exacerbados podem ser fonte de perturbações constantes, dificultando o encontro da felicidade que é manter a saúde do corpo e da serenidade do espírito, ensinando por Epicuro de Samos, filósofo tenieanse do século IV a.C., e seguido depois por outros filósofos, chamados epicuristas. Epicuro também é conhecido como Filósofo do Jardim, pois “O Jardim” foi como ficou conhecida a escola por ele fundada e que consistia numa comunidade de amigos e seguidores. Lá, escreveu com detalhes a filosofia que iria se tornar conhecida como epicurismo.
A ideia que Epicuro tinha era a que, para ser feliz, o homem necessitava de três coisas: liberdade, amizade e tempo para filosofar. Na Grécia Antiga, existia uma cidade na qual, em todas as paredes no mercado, se havia escrito toda a filosfia da felicidade de Epicuro, procurando conscientizar as pessoas que, comprar e possuir bens matérias, não as tornaria mais felizes, como elas acreditavam.
Estoicismo
O estoicismo (do grego Στωικισμός) é uma escola de filosofia helenística fundada em Atenas por Zenão de Cítio no início do século III a.C. Afirmam que todo o universo é governado por uma razão universal divina que ordena todas as coisas, onde tudo surge a partir dele e de acordo com ele. O estoicismo propõe que os indivíduos vivam de acordo com a lei racional da natureza e aconselha a indiferença.
O estoicismo possui duas consequências éticas: uma é que a pessoa deve viver conforme a natureza, e a segunda é que o homem sábio torna-se livre e feliz quando não se deixa escravizar pelas paixões e pelas coisas externas.
Relação entre ambas
Epicurismo é a busca pelo prazer, segundo epicuro: “Quem menos sente a necessidade do amanhã mais