Estas duas filosofias que ser o apresentadas come aram na poca denominada Hel nica

1433 palavras 6 páginas
Estas duas filosofias que serão apresentadas começaram na época denominada Helênica, ou período ético, que abrange três séculos após a morte de Aristóteles, onde estavam passando por uma crise, de onde surgiram novas formas de ver o mundo.
Tanto o estoicismo quanto o epicurismo referem-se a metafisica naturalista da era pré-socrática. Epicuro acreditava que a felicidade era estabelecida de acordo com o prazer, mas que para isso deveria aprender a controlar os seus sentimentos, e já o estoicismo acreditava que a virtude sim era o que levaria a felicidade, libertando-se de toda a perturbação e alcançando a felicidade da alma.
1. HISTÓRIA DO ESTOICISMO
O estoicismo se divide em três períodos de acordo com os anos: O período antigo e ético, o período médio e eclético e o período recente e religioso.
O fundador da escola estóica é Zênon de Cítion, Nasceu em 333 A.C. e sua morte acredita-se que foi em 250 A.C. O seu interesse pelos estudos da filosofia se iniciou com os tratados socráticos, que seu pai levava para ele, de Atenas. Aos vinte e dois anos ele foi para Atenas para se dedicar a filosofia, onde frequentava várias escolas e tinha muitos mestres, entre os quais o cínico Crates.
No ano 300 ele fundou a sua escola, que se chamou estóica. Iniciou junto com a carreira de professor, também a de escritor. Em suas escritas se encontram a clássica divisão estóica da filosofia em lógica, física e ética, e a união de filosofia e vida.
A escola estóica média e eclética surgiu pela influência de outras escolas para responder às objeções e a escola estóica nova e religiosa surgiu para aqueles que entendiam a filosofia do estoicismo não como ciência, mas como uma missão e uma prática religiosa.

2.1.1. MORAL E ÉTICA DO ESTOICISMO
No pensamento dos estóicos o único bem do homem, não é o prazer, mas a virtude. E não é concebida como necessária condição para alcançar a felicidade, e sim como sendo ela própria um bem imediato. A felicidade do homem com virtude é a

Relacionados