Gênero notícia
O jornal é um material rico, quando utilizado com sabedoria e planejamento. Ele oferece uma visão ampla e atualizada de tudo o que ocorre no mundo, proporcionanando um trabalho em conjunto com os recursos que a comunicação oferece, juntamente com tabelas, gráficos e uma infinita diversidade de assuntos .
O ideal é favorecer a interação do aluno com a realidade, e o jornal é um meio fácil e barato para atingir tal objetivo. Colocando o aluno na vivência e reflexão da atualidade, tornando-o um ser ativo e participativo da realidade social.
As marcas formais (o tipo de letra, sua disposição vertical, horizontal, diagonal ou curva no texto, as cores, os objetos representados pelo desenho) não significam por si mesmas nem bastam para identificar o gênero, dado que variam muito ao longo do tempo e entre os diversos autores. Elas só fazem sentido quando interpretadas em relação a seu funcionamento discursivo, ou seja, na relação estabelecida no processo discursivo entre os participantes da interlocução e o objeto/tema do discurso. Assim, os caligramas se caracterizam como gênero pelo funcionamento da função-autor que projeta por antecipação uma leitura que privilegia o efeito visual dos textos na interpretação (e não seu conteúdo temático, seu efeito sonoro ou sua seleção léxico-gramatical).
O funcionamento discursivo, conforme Orlandi (1987, p. 153): “O enunciado reflete as condições específicas e as finalidades de cada ima dessas esferas, não só por seu conteúdo (temático) e por seu estilo verbal, ou seja, pela seleção operada nos recursos da língua (...), mas também, e sobretudo, por sua construção composicional. Esses três elementos (conteúdo temático, estilo e construção composicional) funde-se indissolúvelmente no todo do enunciado, e todos eles são marcados pela especificidade de uma esfera de comunicação. Qualquer enunciado considerado isoladamente é, claro, individual, mas cada esfera de utilização da língua elabora