GÊNERO TEXTUAL NOTÍCIA
O gênero textual notícia se constitui como um formato de divulgação de algum acontecimento por meio jornalístico e devemos associá-lo às inúmeras situações sociocomunicativas que circulam no nosso cotidiano. Em geral, todas possuem uma finalidade em comum através do discurso que as compõe.
Segundo Lustosa (1996:17), “notícia é a técnica de relatar um fato” ou, ainda, “notícia é o relato do fato, não o fato”. Entretanto, esse relato infere uma abordagem própria que descreverá os fatos e causará emoção no leitor, mas acima de tudo, é preciso despertar o seu interesse.
Lage (1999:30), por sua vez, pensava que “a notícia só é notícia se trouxer informação. Do contrário, ela é um relato do nada.” Tais informações são transformadas em notícia por meio das técnicas de jornalismo, ou redação jornalística, que segue uma base das características do gênero e observa também os aspectos sócio-históricos e culturais, que pertencem ao âmbito em que esse gênero circula.
Podemos então, considerá-la como matéria-prima do jornalismo, pois normalmente é reconhecida com algum dado ou evento social que merece publicação em meio às mídias. Podendo ser: fatos políticos, sociais, econômicos, culturais, naturais, enfim, o objetivo da notícia é nos informar sobre um determinado fato ocorrido.
Ela se caracteriza como um texto bastante recorrente nos meios comunicativos de uma maneira geral, podendo ser impressa em jornais ou revistas, divulgada pela internet ou transmitida pela televisão. Nos dias atuais, manter-se informado é quase uma questão de sobrevivência e, os meios comunicativos nos fornecem a oportunidade de poder estar atualizado a qualquer hora e em qualquer lugar que estejamos.
A notícia compõe a categoria preconizada pelo ambiente jornalístico e se caracteriza como uma narrativa técnica e de estrutura rígida. Esta atribuição se dá principalmente pela sua natureza linguística, uma vez que, diferentemente da linguagem literária, que, via de regra,