Génese e Evolução da Humanidade
Glossário Paleontologia/Geologia:
Adaptação: Diz-se que uma espécie está adaptada quando por intermédio da seleção natural se revela capaz de sobreviver num determinado meio ambiente. Porém, se esse meio ambiente for submetido a profundas alterações (climáticas, geológicas ou mesmo por ação do homem), uma espécie bem adaptada, pode correr risco de extinção.
Aegytopitecus: Cerca de 30-20 M/anos).
Algar: Em geomorfologia define-se uma cavidade (caverna) natural em profundidade.
Aluviano: Diz-se do terreno formado por depósitos de sedimentos deixados por um Aluvião.
Aluvião: Depósito de sedimentos arrastado, e depois deixado quando as águas se escoam.
Arcada dentária parabólica: Ver Caninos.
Arqueologia Ambiental: Ramo da arqueologia que engloba uma ampla área de estudo e em multidisciplinaridade: Paleomagnetismo; estudo de isótopos; definição de antigas linhas de costa; regimes eólicos antigos; Estudo da Paisagem.
Arqueologia Ambiental (Antigas linhas de costa): Estuda-se o impacto nos recursos; Land Bridges; áreas submersas; topografia acústica; conchas (algumas permitem identificar a linha costeira).
Arqueologia Ambiental (Estudo da Paisagem): Estuda Aluviões Lacustres; alterações climáticas; Pólenes; rios (usa-se por exemplo: fotografia aérea); estuda grutas (o quotidiano de populações antigas nos arredores das grutas), representações de cenas de caça, etc.
Australopiteco: Caracteriza-se por ter a visão e o tato em desenvolvimento. É o primeiro hominídeo que se põe de pé.
Bipedismo (Vantagens): 1) facilita a deslocação em busca de alimento; 2) mãos (membros superiores) livres para transporte de alimentos e manufaturação de artefactos; 3) precaver a aproximação de predadores.
Braquiação: Diz-se da forma de deslocação, por exemplo, dos primatas que usam os membros para se deslocarem nas árvores.
Cabeça: Todos os vertebrados em fase embrionária têm a cabeça maior do que os indivíduos adultos. No caso dos humanos, tal não se verifica porque a