Génese e Evolução da Humanidade II
Definições:
16O: Isótopo de Oxigénio cujo núcleo é formado por 8 Protões (+) e 8 Neutrões.
18O: Isótopo de Oxigénio cujo núcleo é formado por 8 Protões (+) e 10 Neutrões. Este Isótopo é mais pesado que o 16O porque embora os Neutrões não tenham carga, têm contudo, massa.
Abrigos de La Madelaine: Abrigos que remontam ao Paleolítico, que foram escavados na rocha (cerca de 6 km de Les Eyzies de Tayac). Neles foi achado uma placa de xisto com um mamute gravado. O que veio provar que o mamute teria descido para latitudes meridionais, e que, tivera habitat desde a Sibéria até à Europa Ocidental.
Ação dos Oceanos: A ação dos oceanos e suas correntes, é de capital importância no clima da Terra. A água quente, é mais leve do qua água fria, pelo que as correntes frias se mantêm à superfície. (Ver Correntes e Termohalina, Circulação).
Anatomia Comparada: É a área da Anatomia que procura semelhanças dos caracteres morfológicos em organismos que à primeira vista parecem diferentes.
Ano Sem Verão: Diz-se do ano 1816. Uma erupção vulcânica no Pacífico, afetou todo o clima do planeta.
Artefacto: Processo de transformação de tudo o que o homem utiliza para servir as suas necessidades. Diz-se de tudo o que o homem utiliza, transforma em determinadas características que lhe são úteis. Exemplo, um calhau rolado (sílex), é transformado em biface, e depois em faca. Os artefactos são como um prolongamento dos membros, já, por exemplo, a natureza não nos facultou caninos suficientemente fortes para rasgar carne. Um artefacto para ser compreendido, tem que fazer parte de uma estrutura, isto é, estar em contexto com outros objetos. A associação, estruturação da realidade só é percetível se, por exemplo, uma faca, uma colher (isto é, um conjunto de talheres), aparecer repetidamente em contexto de sala de refeições, juntamente com mesa, cozinha, etc.
Artefactos (matéria-prima): Basicamente há 5 tipos principais ou mais comuns de matéria-prima. Pedra, corno, osso,