gás em solução
ESCOLA DE ENGENHARIA E CIÊNCIAS EXATAS
ENGENHARIA DE PETRÓLEO E GÁS
MECANISMOS DE PRODUÇÃO DE RESERVATÓRIO
MECANISMO DE GÁS EM SOLUÇÃO
Prof. Me. Amanda Bezerra
NATAL-RN
MARÇO DE 2014
Felipe Gomes Bezerra
Franciely Cristina Coelho da Silva
Rafael Sânzio
Josberton Gomes
MECANISMOS DE PRODUÇÃO DE RESERVATORIO
MECANISMO DE GÁS EM SOLUÇÃO
Trabalho apresentado à disciplina de Engenharia de reservatório, ministrada pelo Prof. Me. Amanda Bezerra para a turma de Bacharelado em Engenharia de Petróleo e Gás-EPEG-NC 4 MA, como requisito para obtenção da nota parcial da primeira unidade.
NATAL-RN
MARÇO DE 2014
1 INTRODUÇÃO
A produção de fluidos ocorre devido ao efeito da variação da pressão entre o fundo do poço e o reservatório que permite o deslocamento dos fluidos contidos no reservatório e consequentemente a diminuição do volume poroso e ao deslocamento de um fluido por outro fluido, como a invasão de uma zona de óleo por um aquífero.
Os fluidos contidos em uma rocha-reservatório devem dispor de uma certa quantidade de energia para que possam ser produzidos. Essa energia, que recebe o nome de energia natural ou primária, é o resultado de todas as situações e circunstâncias pelas quais a jazida passou até se formar completamente.
Para conseguir vencer toda a resistência oferecida pelos canais porosos, com suas tortuosidades e estrangulamentos, e se deslocar para os poços de produção é necessário que os fluidos contidos na rocha tenham uma certa quantidade de pressão, que é a manifestação mais sensível da energia do reservatório. A situação atual do reservatório, levando-se em conta todo o ambiente composto pela rocha-reservatório e seus fluidos, bem como pelas suas vizinhanças, é que fornece a energia necessária para a produção de fluidos.
Para que haja produção de fluidos