INVESTIGAÇÃO DE UM FENÔMENO
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA – CCE
- RELATÓRIO –
INVESTIGAÇÃO DE UM FENÔMENO
Vitória
2014
Objetivos:
Descobrir, através de reações, o gás que interfere na coloração da solução em análise, causando assim o fenômeno observado.
Introdução:
A palavra “investigação” surgiu no século XV, um pouco antes da Revolução Científica que deu origem à ciência moderna. Derivada do latim “vestigium”, a palavra investigar significa pesquisar, descobrir. Portanto, investigar um fenômeno nada mais é compreender as mudanças físicas e químicas que ocorrem com o objeto em estudo.
Dentre todas as formas de investigação, a observação é a principal. Desde o princípio da humanidade, filósofos e cientistas se baseavam nesse método para criar hipóteses do funcionamento da natureza. Porém, esse recurso não era completamente eficaz, pois por basear-se nos sentidos humanos, fazia com que cada observador chegasse à uma conclusão diferente ou se equivocar com algum resultado. Diante desse quadro de divergências, tornou-se preciso aprimorar os meios os quais eram feitas as pesquisas. Após esse aprimoramento as hipóteses puderam ser testadas e mensuradas em diferentes realidades.
Porém, mesmo com todas as tecnologias que cercam o século XXI, cada experimento realizado tem como base a observação. Em laboratórios, os químicos usam esse mecanismo para tentar alcançar uma precisão e formular hipóteses. Para isso é necessário que: os equipamentos e o local de pesquisa estejam sempre limpos; as substâncias precisam estar adequadamente armazenadas; o químico precisa estar devidamente vestido com jaleco e luvas para não contaminar a substância; entre outros. Precisa-se também que o observador tenha cautela no manuseio e no processo dos instrumentos e que esteja concentrado e atento a qualquer detalhe que aconteça durante o experimento.
No experimento realizado foram analisadas três