Relatorio De Eletr Lise
Prof.ª Rosa Cristina
Eletrólise
Grupo:
Gabriel Mustafá Misirli
Luís Eduardo Terra de Almeida
Introdução:
Ao contrário das pilhas, a eletrólise é um processo não espontâneo. Na pilha ocorre uma reação de oxi-redução espontânea que gera corrente elétrica detectável num circuito externo. Na eletrólise ocorre uma reação de oxi-redução não espontânea que consome corrente elétrica de uma bateria ligada ao sistema.
A bateria garante o fluxo de elétrons do pólo positivo para o negativo. O anodo é o pólo positivo, os íons negativos da solução são atraídos para ele e nele se descarregam. Os elétrons fornecidos ao eletrodo positivo são enviados pela bateria para o catodo (ou eletrodo negativo). No eletrodo negativo os íons positivos da solução são reduzidos através do recebimento de elétrons. O fluxo de íons através da solução permite o fechamento do circuito. Resumindo...
Anodo: eletrodo de onde se originam os elétrons, é onde ocorre a oxidação.
Catodo: eletrodo para onde se dirigem os elétrons, é onde ocorre a redução.
AB => A+ + B- (ionização ou dissociação)
Anodo ou pólo positivo: B- => B0 + e-
Catodo ou pólo negativo: A+ + e- => A0
Os íons formados durante o processo de ionização ou dissociação são bastante estáveis. Faze-los passar ao estado de substância simples demanda uma energia que é fornecida pela corrente elétrica.
Para que ocorra a eletrólise, os íons devem apresentar mobilidade para que possam se dirigir para os eletrodos. Essa mobilidade é conseguida através da fusão de uma substância iônica ou dissolução da mesma em água.
Discussão dos Resultados:
1. Eletrólise da Água – Aparelho de Hoffman.
Semi-Reação no Anodo (+): 2H2O O2 + 4H+ + 4e-
Semi-Reação no Catodo (-): 4H2O + 4e- 2H2 + 4OH-
O volume de H2 formado é duas vezes maior que o de oxigênio, logo onde existe um maior volume de gás formado identificamos este como sendo o Catodo (-)