Relatorio 4 Eletr Lise
CAMPUS POÇOS DE CALDAS
Experimento 4
ELETRÓLISE
.
Curso de Engenharia Civil – 2° período.
Alunos :
Robson de Paula Prado
Diego Martins
Douglas Diego
Professora : Maria Marta Netto
Disciplina :
Química Experimental
Poços de Caldas, 29 de agosto de 2014
1. INTRODUÇÃO E OBJETIVO
Denomina-se eletrólise, todo processo químico não espontâneo provocado por uma corrente elétrica, portanto, inverso ao processo de uma pilha. A eletrólise consiste em converter a energia elétrica proveniente de um gerador (fonte) em energia química, através da descarga de íons, onde os cátions receberão elétrons (cátodo), sofrendo redução, enquanto que os ânions cederão elétrons (anodo), sofrendo oxidação.
As reações de eletrólise podem ocorrer entre dois ou mais eletrodos mergulhados em uma solução condutora, onde será estabelecida uma diferença de potencial elétrico. Dividem-se em basicamente dois tipos de reações:
- Eletrólise Ígnea: neste tipo de reação a corrente elétrica passa por uma substância iônica no estado de fusão (liquefeita ou fundida), ou seja, não há presença de água. É um tipo de reação muito utilizado na indústria, principalmente para a produção de metais.
- Eletrólise Aquosa: consiste na passagem da corrente elétrica através de um líquido condutor. Neste tipo, apenas um dos cátions e um dos ânions são participantes.
É na eletrólise do cloreto de sódio em meio aquoso, por exemplo, que são produzidos a soda cáustica (NaOH), o gás hidrogênio (H2) e o gás cloro (Cl2).
Ambos os processos são muito utilizados na indústria química, pois através dela é possível isolar substâncias, além da deposição de finas películas de metais sobre peças metálicas ou plásticas, técnica conhecida como galvanização. Também é um processo que permite purificar e proteger (como revestimento) vários metais.
Desta forma, este experimento tem como principal objetivo realizar um processo de eletrólise, observando a reação entre os eletrodos e o