Guts
DE ALGRIA JUVENIL”:
A GINÁSTICA SEGUNDO
JOHANN CHRISTOPH
FRIEDRICH GUTS MUTHS
MS.EVELISE AMGARTEN QUITZAU
A GINÁSTICA PARA JUVENTUDE
Em 1784, Guts Muths muda-se para Schnepfenthal onde passa trabalhar como professor de geografia e francês. A ginástica passou aos seus cuidados apenas em
1786. Como responsável pela educação corporal dos alunos, Guts Muths frequentemente os levava para exercícios de marcha, de equilíbrio, saltos diversificados e arremessos sempre executados ao ar livre. A partir da experiência adquirida com essas práticas, em 1793 , publica o livro Gymnastik fur die Jugend ou Ginástica para a juventude.
Logo no prefácio de seu livro, Guts Muths deixa claro quais deveriam ser as bases para um boa teoria da ginastica, ao afirmar estar
[...]ciente de que uma verdadeira teoria da ginástica deveria ser elaborada baseada em princípios fisiológico, e a prática de cada exercício regulada pelas qualidades físicas de cada individuo ...(GUTS
MUTHS. 1800, p.viii).
Uma ideia muito importante presente na obra de Guts
Muths é a degenerescência física pela qual passava a população alemã. A culpa era dos próprios indivíduos se a juventude não atingia os níveis de saúde possíveis.
Desde jovens alemães faziam trabalhos adultos e pesados como: Caça e a equitação. Conclui que o movimento e o trabalho abundante em meio ao ar livre era o que dava a esses alemães saúde, força, agilidade, firmeza do corpo e coragem.
As crianças do final do século XVIII não tinham essa chance de atividade ao ar livre. Não por falta de vontade própria, mas pela falta de incentivo tanto da família quanto dos governantes, que não encorajavam a prática de exercícios físicos ao livre.
Nas escolas não havia espaço para educação física, portanto, Guts Muths busca mudanças à educação das crianças que marca o final do século XVIII.