Guia para avaliação da exposição humana à vibrações de corpo inteiro
2631
INTERNATIONAL ORGANIZATION FOR STANDARDZATION – ORGANISATION INTERNATIONALE DE NORMALISATION
Guia para avaliação da exposição humana à vibrações de corpo inteiro
Guide for evaluation of human exposure to whole-body vibration
Segunda edição – 15/01/78
Tradução:
Prof. Dr. João Candido Fernandes
Marly Rodrigues Mendes Fernandes
UDC 534.1: 612.014.45
Ref . N.º ISO 2631 – 1978 (E)
Palavras-chave: humano, corpo humano, exposição, vibração, mensuração, relação homem-máquina, ergonomia.
GUIA PARA A AVALIAÇÃO DA EXPOSIÇÃO HUMANA ÀS VIBRAÇÕES DE CORPO INTEIRO
INTRODUÇÃO
Veículos aéreos, terrestres e aquáticos, bem como maquinarias (da indústria ou agricultura) expõem o homem à vibração mecânica, interferindo no seu conforto, na eficiência do seu trabalho e, em algumas situações, na saúde e segurança.
Foram desenvolvidos no passado vários métodos para classificar a gravidade da exposição e definir os limites de exposição para aplicações específicas. Nenhum desses métodos, no entanto, pode ser considerado aplicável a todas as situações e, consequentemente, nenhum foi aceito universalmente.
Esta Norma Internacional foi preparada tendo em vista os complexos fatores que determinam a resposta humana à vibração e a escassez de dados consistentes sobre a percepção e reações dos indivíduos à vibração. Tem como objetivos facilitar a avaliação e comparação de dados nesta área e proporcionar um guia provisório sobre os níveis aceitáveis de exposição à vibração de corpo inteiro. Os limites propostos nesta Norma Internacional devem se constituir num meio-termo entre os dados disponíveis e os que deveriam satisfazer as necessidades de aplicações gerais. Estes limites são definidos explicitamente em termos numéricos para evitar ambigüidade e possibilitar, na prática, a sua medição precisa. Entretanto, ao usar estes critérios-limites, é importante ter