curso ebd
I – DIDÁTICA II – ÉTICA DISCIPLINAR
III – DISCIPULADO DINÂMICO
IV – O ENSINO RELEVANTE PARA ADOLESCENTES
V - O ENSINO RELEVANTE PARA JUVENIS VI - Auto-Avaliação para Professores de Escola Bíblica
DIDÁTICA
OS PRINCÍPIOS NECESSÁRIOS PARA UMA BOA DIDÁTICA. I – METODOLOGIA
Os métodos didáticos são os elementos que o professor utiliza para uma boa aula. Cada professor deve assumir uma forma própria de elaborar suas lições e de dar as suas aulas.
Fatores que levam o professor a desenvolver um bom método didático: 1 – LEVAR EM CONTA A IDADE DA CLASSE.
O professor não pode assumir um método de ensino que esteja fora da faixa etária da sua classe. Cada fase da vida está relacionada a certas características e são a essas características que o professor deve estar atento para poder alcançar o êxito esperado. É preciso saber direcionar as aulas dentro desse propósito, para isso, o professor necessita conhecer as características que permeiam a idade da classe que ensina. 2 – SER UM BOM PESQUISADOR.
É impossível desenvolver uma boa didática se o professor não tem o habito de pesquisar. Não é que a lição não tenha um aparato suficiente para dar uma boa aula, é que ela é muito resumida e requer alguns recursos adicionais. 3 – TER CRÍTICA AUTO-SUGESTIVA.
Reconhecer que precisa melhorar, que precisa mudar alguns detalhes em sua maneira de dar aula, é um dos maiores obstáculos que impede que o professor alcance um método disciplinar avançado. O professor precisa ter a capacidade de saber criticar a si mesmo, de reconhecer que precisa de ajuda. Achar que não precisa pesquisar, que não precisa participar de reuniões, que é só abrir a lição e pronto tudo está feito, é um equivoco crucial para o impedimento do