PLANEJAMENTO DE OBRAS DE GASODUTO
ESCOLA POLITÉCNICA DE PERNAMBUCO
PLANEJAMENTO DE OBRAS DE GASODUTO
ERMANO ANDRADE NOGUEIRA PAZ
0112447
ENGENHARIA CIVIL
Trabalho final da disciplina de Estágio Curricular Supervisionado orientado pelo prof. Zeferino Jorge Colaço.
Recife, Fevereiro de 2006
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 2
LIMPEZA DE PISTA 6
SOLDAGEM DA TUBULAÇÃO 7
REVESTIMENTO DA TUBULAÇÃO 7
ABAIXAMENTO DA TUBULAÇÃO 7
RECOMPOSIÇÃO DA PISTA 8
OBRAS ESPECIAIS – CRUZAMENTOS E TRAVESSIAS 8
CAIXAS DE VÁLVULAS 8
TESTES E ENSAIOS 9
TESTE HIDROSTÁTICO 9
LIMPEZA E PRÉ-SECAGEM 9
SECAGEM 9
CRONOGRAMAS FÍSICOS 10
PROGRAMAÇÃO 12
INTRODUÇÃO
O planejamento é o ponto de partida para se organizar uma obra. O processo de planejamento funciona, outrossim, como veículo de comunicação, disseminando na organização filosofias, críticas e instrumentos. O planejamento, no entanto, apesar de representar uma espécie de ponto de partida, é um processo dinâmico, envolvendo constantes atualizações e revisões.
Neste trabalho será apresentado o planejamento para construção de gasodutos compreendidos pela ampliação da rede de dutos da Copergás, onde existirão vários ramais a serem construídos para atendimento de indústrias, casas comerciais e veículos devido as inquestionáveis vantagens econômicas e ambientais do gás natural.
O gás natural é hoje apontado como um dos energéticos de maior perspectiva de incremento, a ponto de ser designado freqüentemente como "o combustível do século XXI". Cresce também o uso deste produto como matéria-prima industrial. No Brasil, o gás natural hoje não responde por mais de 5% da atual matriz energética nacional. Sabe-se que as metas governamentais apontam para a faixa de 10-12% nos próximos 5 anos, em razão do amplo programa de massificação do uso do gás, que levará o produto a quase todos os estados da