Guia alimentar para crianças de 2 anos
O Guia Alimentar para Crianças Menores de Dois Anos é uma iniciativa do Ministério da Saúde e do Programa de Promoção e Proteção à Saúde da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS / Brasil).
Muito embora os últimos estudos nacionais apontem uma tendência à redução na prevalência da desnutrição energético-proteica (DEP) no País, seus resultados indicam que a desnutrição vem se concentrando entre as crianças de 6 a 18 meses de idade, evidenciando a importância da alimentação para saúde e para o estado nutricional dessas crianças.
Para que se pudesse elaborar recomendações específicas para alimentação saudável da criança menor de dois anos, sentiu-se a necessidade de realização de um diagnóstico sobre a situação nutricional e alimentar, das práticas alimentares, percepções, crenças e tabus relacionados à alimentação da criança pequena.
Com vistas a esse conhecimento, foi realizado um amplo levantamento de dados existentes no País e complementados com a realização de estudos qualitativos, garantindo-se assim a identificação dos problemas existentes e, dentre eles, aqueles prioritários para intervenção.
Aleitamento Materno
• Aleitamento Materno Exclusivo – quando a criança recebe somente leite materno, diretamente da mama ou extraído, e nenhum outro líquido ou sólido, com exceção de gotas ou xaropes de vitaminas, minerais e / ou medicamentos.
• Aleitamento Materno Predominante – quando o lactente recebe, além do leite materno, água ou bebidas à base de água, como sucos de frutas e chás.
• Aleitamento Materno – quando a criança recebe leite materno, diretamente do seio ou extraído, independente de estar recebendo qualquer alimento ou líquido, incluindo leite não-humano.
Estudos demonstram que o aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida pode evitar, anualmente, mais de 1,3 milhão de mortes de crianças menores de 5 anos nos países em desenvolvimento. Os bebês até os seis meses não