Raissa
Myplate: o novo guia alimentar
O modelo sugere equilíbrio no prato
Em 2 de junho de 2011, o governo dos Estados Unidos apresentou uma nova proposta de recomendações nutricionais na forma de um prato, denominado “ My Plate”, como substituto à tradicional representação gráfica dos grupos alimentares em forma de pirâmide.
O novo padrão é um prato dividido em quadrantes. Mais da metade do espaço é tomado por frutas e legumes. O restante é reservado para grãos e proteínas. Um círculo menor, em azul, indica a porção de laticínios e derivados.O "MyPlate" reflete orientações, mostrando o grupo das hortaliças e das frutas com uma maior proporção se comparado ao grupo dos cereais, por exemplo.
O novo guia alimentar lançado nos EUA traz recomendações sobre alimentação e prática de exercícios físicos. Feito para ser utilizado pelo poder público e pelos profissionais da saúde, o estudo estabelece as metas de consumo de cada um dos grupos de alimentos, orienta como melhorar a alimentação das pessoas e, consequentemente, reduzir a obesidade.
O guia alimentar foi produzido pelos Departamentos de Agricultura e Saúde e Serviços Humanos norte-americanos com o objetivo de incentivar o consumo saudável de alimentos. Ele é dividido em três tópicos: Balanceamento de calorias, aumento de consumo e redução de consumo.
O guia também traz considerações sobre as escolhas alimentares, destacando que ela não é só responsabilidade do indivíduo ou do governo, mas também os profissionais de saúde, de comunicação, entre outros.
Ana Beatriz Barrella, nutricionista da RGNutri Identidade em Nutrição, explica que “O Guia Alimentar 2010 deve basear o Guia Alimentar Brasileiro, a ser publicado em breve, já que diversos países da América Latina adotam o levantamento norte-americano como referência para consumo e saúde para sua população”.
Um ponto que ganhou destaque foi a recomendação de aumento no consumo de derivados do leite com baixa porcentagem de