Havaianas com o mundo aos seus pés resumo
Faculdade de Gestão e Negócios
Curso Superior de Tecnologia em Comércio Exterior
Resumo do texto:
Havaianas com o mundo aos seus pés
Tatiane Baldasin
Piracicaba
2014
A Havaianas, fabricadas pela companhia brasileira São Paulo Alpargatas há mais de 40 anos, através da percepção da perda de mercado mudou sua estratégia, em 1994, um inteligente plano de gerenciamento de marca, que foi elaborado devido a forte queda nas vendas e na rentabilidade, deixando de ser um produto voltado somente ao público de baixa renda para atingir outros mercados de maior poder aquisitivo. Esse plano inclui-u três ondas: a da redefinição da estratégia em direção ao consumidor de classe média, a da consolidação do aprendizado com forte investimento no produto e na comunicação, e a da globalização e customização. As sandálias deixaram de ser tratadas pela empresa como meras commodities – quando todo o foco estava na redução dos custos de produção. Foi identificada no mercado a oportunidade de investir em tais públicos com o produto cujo material de borracha que ninguém até hoje conseguiu copiar ou superar, além desse fator utilizando-se o apelo emocional com referências de brasilidade e características próprias dos brasileiros, agregando assim maior valor ao produto e proporcionando customização.
A marca passou a ser gerenciada de modo “agressivo” e, assim, teve seu ciclo de vida prolongado indefinidamente. Enquanto sua primeira “onda” das Havaianas –a de commodities– durou 32 anos.
Redefinição de estratégia, segunda onda
Em 1994, houve uma reformulação do produto que visou quebrar o paradigma de que os chinelos de dedo eram itens de classes de menor renda, se as Havaianas Tradicionais tinham sempre duas cores –solado e tiras numa cor básica, palmilha branca–, as novas, chamadas de Top, vinham monocromáticas, em cores da moda. Além disso foi feito um investimento em marketing e propaganda direfenciado, modo de como o