Guerra Fria(parte)
Não houve o esperado confronto militar direto entre as duas grandes potências, mas ambas apoiaram militarmente e/ou logisticamente grupos rivais em guerras locais
As duas potências mundiais possuíam e defendiam ideologias diferentes: Enquanto os EUA eram uma democracia e uma potência capitalista, a URSS era uma ditadura comunista, com uma economia planificada (socialista), e defendia a ideia de que apenas o comunismo levaria ao progresso social.
Um conflito armado direto entre as duas era inviável. As duas estavam tão equipadas com armas de grande impacto, que uma guerra provavelmente significaria autodestruição para as duas.Portanto, o confronto não ocorreu pelo chamado "equilíbrio do terror". Suas forças bélicas eram equivalentes: ambas investiam fortemente em armamentos (corrida armamentista), porque caso uma fosse mais fraca, o risco de uma guerra era grande.
Se o confronto armado não era viável, restava a disputa por áreas de influência
RESUMÃO:
Antes da Guerra Fria, a ordem mundial (velha ordem) era constituída por: Reino Unido, Alemanha, EUA, Rússia e Japão.
-Ordem Mundial: características econômicas, políticas e sociais dos países no mundo.
Depois da 2ªGuerra e durante a Guerra Fria, a ordem era nova, onde EUA e URSS disputavam a hegemonia (poder concentrado com uma única potência) do mundo.
-Guerra Fria não foi uma guerra armada com ataques diretos entre os dois países. Todos os conflitos armados foram em outros territórios.
Os momentos mais tensos da guerra foram quando os dois países ameaçaram um ao outro começar uma guerra nuclear.
Durante a guerra, os EUA criaram a OTAN e a Rússia aliava países a união europeia. A ONU