Plágio - causas e consequências
Caio Santos de Aguiar1
Rafael de Souza Carvalho2
Resumo
Sendo um fenômeno largamente percebido nos níveis superiores de ensino do Brasil, o plágio merece um estudo sobre suas causas e conseqüências no meio acadêmico. A presente pesquisa tem como objetivos, primeiramente, elucidar suas causas nas escolas e principalmente universidades, onde o ensino é voltado para a produção de conhecimento crítico. Abordaremos ainda, dentro desse objetivo, a influência da internet como fonte de pesquisa e facilitadora do plágio. Em um segundo momento, analisaremos as consequências tanto para a sociedade em geral, pela mera reprodução de idéias alheias como se fossem novas, como para o plagiador, que pode sofrer sanções do Estado.
Palavras Chave: Plágio; causas; acadêmico; conseqüências; propriedade intelectual.
1Aluno de Direito da UFRR
2Aluno de Direito da UFRR
INTRODUÇÃO
Dentre as teorias propostas para explicar a aprendizagem, existe a do processo de modelagem, que parte da observação de modelos. Nessa proposição, o mecanismo responsável é a imitação de comportamentos de modelos observados. (SALVADOR, 1997).
Desde pequenos, os alunos aprendem com base na repetição. Seja a repetição de sílabas, escrever conforme os modelos, aprender os raciocínios matemáticos copiando as contas do quadro, a cópia de um modelo já pronto está presente. No entanto, com o passar dos tempos, mesmo que o aluno seja orientado a pesquisar e produzir, a cópia persiste, e chegamos ao ponto do presente trabalho de pesquisa: o plágio no meio acadêmico. (SEVERINO, 2000)
Temos como objetivo elucidar o processo causal do plágio no ensino explanando acerca das conseqüências jurídicas e no meio acadêmico. Nossa pesquisa será bibliográfica. Através da coleta, contraposição e análise de diversos textos, criamos um entendimento do tema abordado e finalmente temos a