Desenvolvimento Infantil
Marília Aguiar. J. de
Acadêmica de Educação Física da PUC-Go
Monografia I / Educação Física
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Resumo: O artigo tem como objetivo explicar o que o plágio para alguns autores, os motivos mais comuns para se levar ao plágio, os problemas da educação brasileira, a facilidade das informações, e as punições que muitas vezes não acontece com um aluno descoberto em um plágio. Além dos prejuízos sofridos pelos alunos que se utiliza de idéias e palavras de terceiros, como sendo suas. O plágio precisa ser tratado como um problema nas escolas e universidades e precisa ser resolvido o mais rápido possível.
Palavras Chave: Plágio. Educação. Universidade.
INTRODUÇÃO
A palavra plágio vem do latim plagiu, plágios, oblíquo, indirecto, astucioso, copia fraudulenta do trabalho de outrem que um autor apresenta como sua. Plagiar assinar como seu, imitar literalmente. Essas definições de plágio foram encontradas no Dicionário Aurélio, e o plágio é a copia, fiel ou não de uma obra que foi escrita por outra pessoa, é roubo e deve existir punição severa, mas não é o que acontece na realidade brasileira.
Existe um aumento significativo de alunos pegos em plágio, apesar das adversidades alguns professores estão atentos para os trabalhos feitos pelos alunos e a sua autenticidade, mas também existem professores que não estão tendo o mínimo esforço para a descoberta do plágio, e caso o mesmo seja descoberto o aluno se quer tem punição.
Pretendemos com esse artigo mostrar as classificações de plágio e os motivos mais comuns para os mesmos serem feitos, e como é o plágio nas diferentes culturas.
AS FORMAS DE PLÁGIO E SEU DESENVOLVIMENTO
O plágio é uma copia que uma pessoa ou grupo de pessoas fazem dos mais variados temas e assuntos, segundo Vasconcelos (2007, p.4):
O plágio se caracteriza pela apropriação de idéias ou palavras de outrem sem o devido crédito, mesmo que acidental. Segundo a