Media de cinco notas aleatorias
Um algoritmo nada mais é do que uma receita que mostra passo a passo os procedimentos necessários para a resolução de uma tarefa. Ele não responde a pergunta “o que fazer?”, mas sim “como fazer”. Em termos mais técnicos, um algoritmo é uma sequência lógica, finita e definida de instruções que devem ser seguidas para resolver um problema ou executar uma tarefa.
Os algoritmos são muito utilizados na área de programação, descrevendo as etapas que precisam ser efetuadas para que um programa execute as tarefas que lhe são designadas. Existem diversas formas de escrever um algoritmo, podendo ser citadas o pseudocódigo (ou português estruturado), fluxograma, diagrama de Chapin e descrição narrativa.
Os dois tipos mais comuns são o pseudocódigo que utiliza uma forma mais estruturada, assemelhando-se àquelas utilizadas pelas linguagens de programação e o fluxograma que emprega figuras geométricas para ilustrar os passos a serem seguidos.
Exemplo de algoritmo em forma de fluxograma:
Abaixo, temos o exemplo de um algoritmo para receber as notas aleatórias de cinco alunos e calcular a média destas cinco notas, usando uma estrutura de repetição (for) em linguagem C++. Para compilar e executar este programa, deve-se possuir algum compilador para este tipo de linguagem instalado no computador, como o Dev-C++(da Bloodshed), ou o Code Blocks, por exemplo. Segue o algoritmo:
#include int main()
{
int cont; double nota,soma=0,media;