1 post
Para compreender melhor os conceitos de exatidão e precisão, é usual fazer analogia entre o processo de medição e um exercício de tiro ao alvo. Na base dessa analogia está a ideia de que, assim como o objetivo de um atirador é atingir o centro do alvo, o objetivo da medição é determinar o valor verdadeiro do mensurando. A Figura 1 ilustra quatro resultados possíveis em um teste de tiro. Figura 1. É possível perceber a diferença entre exatidão e precisão fazendo uma analogia com um teste de tiro ao alvo.
Nos quatro casos da Figura 1, os tiros estão dispostos de diferentes maneiras. Nos casos
1 e 2, eles estão menos dispersos que nos casos 3 e 4. Também é possível perceber que,
Lima Junior, P. et al. O laboratório de mecânica. Porto Alegre: IF-UFRGS, 2012. 4 nos casos 1 e 3, os tiros estão distribuídos em torno do centro enquanto, nos casos 2 e 4, a distribuição de tiros está descentralizada.
Na nossa analogia, isso quer dizer que, nos casos 1 e 2, há mais precisão. Ou seja, quando a medição foi repetida sob as mesmas condições, ela produziu resultados semelhantes (menos dispersos). Nos casos 1 e 3, há mais exatidão porque as medidas estão distribuídas em torno do centro do alvo (o valor verdadeiro). O Quadro 1 resume essas considerações. O que é uma grandeza experimental? Por que a razão entre o comprimento e o diâmetro de uma circunferência ( ) não pode ser considerada uma grandeza experimental? 2. Qual é a diferença entre exatidão e precisão? Dê exemplos que ilustrem as definições. 3. Considere que A e B sejam dois procedimentos experimentais para medir a mesma grandeza física. Com o procedimento A, foram obtidos os resultados:
2,00, 2,07, 2,05, e 1,97. Com o procedimento B, obtivemos: 2,00, 2,25, 2,43 e
1,72. Então, podemos concluir que o primeiro procedimento é mais exato que o segundo? Justifique sua resposta.
4.