As infuencias da guerra fria na america latina
Faculdade de Ciências Jurídicas e Ciências Sociais – FAJS
Curso de Relações Internacionais
Thiago Barbosa Silva
A guerra fria e sua influência política, econômica e social nos países latino-americanos
Projeto de Pesquisa apresentado como requisito parcial para aprovação na disciplina Monografia I do curso de Relações Internacionais do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB).
Orientador: Prof. Frederico Seixas Dias
Brasília, DF
Maio de 2011
1) Tema e delimitação:
Inicialmente, cumpre ressaltar que, hodiernamente, as relações internacionais consubstanciam-se em um retrato do relacionamento advindo das grandes Organizações Internacionais, donde se verifica que um Estado possui a capacidade de influenciar outro através de suas decisões políticas, econômicas e sociais.
No presente trabalho, procurar-se-á obter a análise de teóricos do campo, à luz de diversas óticas, acerca da influência da Guerra Fria na comunidade internacional, especialmente entre os países latino-americanos.
2) Objetivo geral:
Analisar, através do estudo das relações entre os países latino-americanos e o Brasil, como instituições internacionais se portavam anteriormente ao início da Guerra Fria e durante sua existência, bem como os comportamentos verificados após o término da guerra.
Tem por finalidade, ainda, demonstrar todo o resultado ocorrido pela tensão proporcionada entre os países americanos durante a Guerra Fria, especialmente pelo Brasil, durante a década de 1960, porquanto, em suas ações, demonstrou uma grande aderência ao sistema comunista, distinguindo-se, assim, dos conceitos trazidos pelo capitalismo latino-americano.
Pretende este trabalho examinar, de maneira sistemática e profunda, tão basilar tema, procurando lançar sobre ele a luz do esclarecimento, partindo da conceituação sócio-política, da caracterização e da importância do tema na sociedade atual.
3) Problema de pesquisa: