Guerra fiscal
FACULDADE MINEIRA DE DIREITO
Combate Fiscal
Belo Horizonte
2014
COMBATE FISCAL
Projeto de Pesquisa
Projeto de pesquisa apresentado à Faculdade Mineira de Direito da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, como requisito de aprovação da disciplina de Metodologia da Pesquisa Jurídica.
Belo Horizonte
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
1.Problema 4
1.2 Hipóteses 5
1.3 Objetivos 5
1.3.1 Objetivo Geral 5
1 INTRODUÇÃO Este projeto de pesquisa é apresentado à disciplina de Metodologia da Pesquisa Jurídica da Faculdade Mineira de Direito da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
A pesquisa objetiva discutir meios para rechaçar os combates fiscais. Visando o fomento da concorrência desigual entre empresas que se utilizam de incentivos fiscais tidos como ilegais.
1. Problema
Objetivando a atração de capital, gerar lucros para o estado e também investimentos, alguns governos motivam empresas oferecendo-as incentivos fiscais. Muitos dos estados promovem esses incentivos por meio de convênios não autorizados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária – CONFAZ, órgão que fiscaliza concessão ou revogação de benefícios fiscais do ICMS.
Deste tema aparece uma pratica ilegal que estudiosos intitulam de Guerra Fiscal. Desta maneira o Brasil deixa de arrecadar muitos recursos resultantes desta disputa.
A rivalidade entre cidades e estados é enorme para oferecer melhores incentivos fiscais. Empresas se instalaram em territórios que promoveram tais incentivos, e que provocará uma concorrência desigual em relação a outras empresas que não têm o mesmo benefício.
Os que adquirem bens ou serviços de outro estado que mantêm convênios não regularizados podem vir a sofrer sanções ao usufruir estes benefícios em seu estado de origem.
Este trabalho objetiva expor uma