Guerra dos Boêres
O que foi a guerra dos bôeres? A Guerra dos Bôeres foi o nome dado às guerras que aconteceram no sul da África (hoje atual África do Sul), entre 1880-1881 e 1899-1902 e foram travados entre a
Grã-Bretanha e as duas repúblicas bôeres independentes, o Estado Livre de Orange e a República do Transvaal durante o imperialismo europeu.
Quem eram os bôeres?
Eram os descendentes dos colonos calvinistas dos Países Baixos e também da
Alemanha e França, que se estabeleceram nos séculos XVII e XVIII na África do Sul.
Bôer significa fazendeiro ou cultivador A 1ª Guerra dos Bôeres
A primeira guerra dos bôeres foi travada entre os ingleses e os descendentes de colonos holandeses, alemães e franceses. O conflito teve início dia 16 de Dezembro de 1880 e terminou no dia 23 de março de 1881.
O desencadear da guerra ocorreu devido à anexação por parte da
Inglaterra, do território da
República do Transvaal(atual
África do Sul), em 1877. As forças bôeres não aceitaram o fato e atacaram todos os comboios militares ingleses, sendo que em menos de duas semanas, todos os quartéis e alojamentos britânicos estavam ocupados por forças bôeres.
Vendo que não conseguiria a vitória, o governo inglês promoveu um acordo de paz com a
República do
Transvaal, que passaria a ficar sob a proteção da
Inglaterra. Na verdade, os ingleses apenas camuflaram o domínio inglês na região, que era muito rica em ouro e diamantes. República do Transvaal em laranja. A 2ª Guerra dos Bôeres
Em 1887 é descoberta a maior jazida de ouro do mundo próximo a Pretória, então capital do Transvaal. Assim, milhares de colonos britânicos passam a fronteira para buscar a riqueza em território bôer. Os líderes britânicos sentem-se cada vez mais propensos a tentar a anexação das repúblicas bôeres. Tal idéia torna-se cada vez mais forte com a política bôer de taxar pesadamente a indústria do ouro.
Em setembro de 1899 o primeiro ministro britânico Chamberlain envia um ultimato às repúblicas exigindo