Guerras dos Bôeres e Guerra do Ópio
Onde ocorreu?
Entre a Grã-Bretanha e a China.
Por que ocorreu?
Em 1830, os ingleses obtiveram exclusividade das operações comerciais no porto de Cantão. China exportava seda, chá e porcelana, então em moda no continente europeu, a Inglaterra sofria um grande déficit comercial em relação à China. Para compensar suas perdas econômicas, a Grã-Bretanha traficava o ópio indiano para o Império do Meio. O governo de Pequim resolveu proibir o tráfico de ópio, o que levou Londres a declarar guerra à China.
Envolvidos na guerra.
Inglaterra e China.
Desfecho.
Esse conflito terminou em 1842 com a assinatura do Tratado de Nanquim, pelo qual a China aceitou suprir a tudo que a Inglaterra queria, abrindo cinco portos ao comércio Britânico, pagar uma grande indenização de guerra e entregar a ilha de Hong Kong, que ficaria sob domínio Inglês por 100 anos.
Guerra dos Bôeres
Onde ocorreu?
Entre o Reino Unido e as duas repúblicas bôeres independentes, o Estado Livre de Orange e a República Sul-Africana (República do Transvaal).
Por que ocorreu?
A guerra ocorreu devido à anexação (por parte da Inglaterra) do território da República do Transvaal, em 1877. As forças boers não aceitaram o fato e atacaram os comboios militares ingleses, sendo que em menos de duas semanas, todos os alojamentos britânicos estavam cercados por forças boers.
Envolvidos na guerra.
Reino Unido, Estado Livre de Orange e a República Sul-Africana.
Desfecho.
Depois de vários reencontros, em que os ingleses acabaram derrotados, o governo inglês assinou um tratado de paz com a República do Transvaal, que passaria a ficar sob "proteção"