Historia
Republica velha
Republica Oligárquica
A fase inicial da republica brasileira foi chamada de “republica velha”
O nascimento de nossa republica
No dia 15 de novembro de 1889, a república foi proclamada no Brasil, o ex-imperador Pedro dois e sua família foi obrigados a partir para exilio em Portugal.
No embate entre esses grupos prevaleceu a moderação e o interesse de manter a ordem social vigente. Os militares, que lideraram a proclamação da república, assumiram o comando do governo provisório, instituído após a queda da monarquia.
O governo Deodoro da Fonseca
A chefia do governo foi assumida por Deodoro Fonseca. Dissolveu as assembleias Províncias e as Câmeras Municipais e destituiu os presidentes de província, iniciou o processo de reorganização do poder politico. Centralização política nas mãos do presidente, profunda crise financeira, conhecida como encilhamento.
O encilhamento
No inicio de 1890, Rui Barbosa, ministro da fazenda do governo provisório, apresentou um reforma financeira que ampliava o volume de papel-moeda em circulação no país. O impacto da politica econômica de Rui Barbosa foi porem muito negativo. Com facilidade de crédito.
A solução para crise foi estabelecida pelo presidente Campos Salles, que estabeleceu uma série de medidas econômicas, como a renegociação da dívida externa do país com os credores, a retirada do excedente de papel-moeda em circulação, a reorganização do sistema bancário e a redução dos gastos públicos.
A constituição de 1891
Ela afirmava o direito à igualdade, a liberdade, a segurança e a propriedade privada a todos os brasileiros e estrangeiros que viviam no país. Os estados tinha autonomia para elaborar suas próprias constituições. Os poderes foram divididos em executivo, legislativo e judiciário, “harmônicos e independentes entre si”. O poder moderado deixou de existir, brasileiros maiores de 21 anos e alfabetizados. Os soldados, religiosos e mendigos não votavam. A separação