Pedido de vida
1. Política de extensão da influência de um Estado para além de suas fronteiras. O imperialismo pode se traduzir pela dominação política, pelo domínio econômico ou cultural.
2. Primeiramente, os países europeus colonizavam as outras partes do mundo com a desculpa de que estava levando a os de mais povos a civilização moderna, a religião e os costumes que eles julgavam os corretos. Só que na verdade o que eles buscavam era nada mais que mão de obra e matéria prima a preço de baixo custo.
3. * Colonialismo.
*Neocolonialismo.
4.1-Foi um evento que ocorreu entre 1884 e 1885 com a participação de Itália, França, Grã-Bretanha, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, Alemanha, Império Otomano (atual Turquia), Portugal, Bélgica, Holanda, Suécia, Rússia e Império Austro- Húngaro (atuais Áustria e Hungria). A intenção do encontro foi definir quais territórios africanos esses países repartiriam entre si. Os povos africanos não foram convidados - após as decisões, muitos deles resistiram e lutaram como puderam. A Conferência foi marcante para a história. Embora os europeus já estivessem presentes no continente desde o século 15, pela primeira vez a dominação foi efetiva, com ocupação dos territórios do interior. Essa foi a configuração do mapa do continente por cerca de 60 anos, até o fim da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), quando os movimentos de independência ganharam força cada vez maior.
4.2- As guerras dos bôeres (ou guerras dos bôers) foram dois confrontos armados na atual África do Sul que opuseram os colonos de origem holandesa e francesa, os chamados bôeres, ao exército britânico, que pretendia se apoderar das minas de diamante e ouro recentemente encontrados naquele território. Em consequência das guerras, os bôeres ficaram sob o domínio britânico, com a promessa de autogoverno.
A Primeira Guerra dos Bôeres foi travada entre 1880 e 1881 e garantiu a independência da república bôer do Transvaal com relação à Grã-Bretanha.