escola
Mais quatro ônibus articulados chegam a Fortaleza
(0)COCÓ
Construção de passarelas no Cocó deve começar no fim deste mês
(0)O CIDADÃO
Ciclista
(0)
Compartilhar
No próximo domingo, 9, os inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terão cinco horas e 30 minutos para fazer a prova de Redação e responder questões de Linguagem, códigos e suas tecnologias e Matemáticas e suas tecnologias. Esse será o segundo dia de prova de 8.721.946 candidatos inscritos no País e de 570.697 mil no Ceará.
E a atenção à Redação deve ser grande por parte dos candidatos, pois é a única prova que chega aos mil pontos e, por isso, pode fazer a diferença na nota final. Para professores ouvidos pelo O POVO, tranquilidade, atenção, cuidado na hora da escrita e um amplo e claro repertório argumentativo podem ajudar na hora do exame.
O professor e coordenador de Língua Portuguesa do colégio 7 de Setembro, Messias Costa, explica que, nos últimos anos, o processo tem preparado mais os alunos para o poder de argumentação. “É uma prova que envolve várias áreas do conhecimento, não é de português”, complementou.
E, por isso, a multidisciplinaridade é requisito importante. Tom Dantas, professor de Linguagem, Códigos e suas Tecnologias do colégio Farias Brito, comentou que as competências exigidas na Redação envolvem o domínio do texto dissertativo-argumentativo, a capacidade de selecionar bons argumentos e, lógico, o conhecimento da norma padrão da língua.
O professor de Língua Portuguesa Volney Ribeiro, que atua no projeto Academia Enem, da Prefeitura de Fortaleza, afirma que sempre indica aos alunos que levem informações de outras áreas para enriquecer a prova, pois a Competência 2 (ver quadro) avalia o repertório sociocultural produtivo do candidato. “O Enem vai avaliar o conhecimento adquirido ao longo da vida e não só na acadêmica”, complementou.
Já a professora Francisca Barros, do Ari de