Guerra Do Fogo Resenha
Titulo original: La Guerre du Feu
Ano: 1981
Paises: França e Canadá.
Direção: Jean Jacques Annaud.
Com: Everett McGill, Era Dawn Chong, Ron Perlman, Nammeer El Kadi.
Baseado no livro de J.H. Rosny.
O filme “A Guerra do Fogo”, representa um período da época pré-histórica, possivelmente do período Paleolítico, onde as primeiras sociedades de hominídeos começaram a se desenvolver. Durante esta época, o Homem pré-histórico, que vivia em cavernas, necessitava do fogo para poder sobreviver as baixas temperaturas climáticas e afastar animais selvagens.
O fogo era considerado um elemento sagrado pelas tribos primitivas, que sabiam mantê-lo, mas não produzi-lo. Para ter o poder do fogo, ocorriam varias batalhas entre as tribos.
O filme apresenta quatro diferentes grupos de hominídeos. A primeira tribo, que era composta por indivíduos pouco desenvolvidos, que detinham o fogo, foi atacada por um grupo de indivíduos ainda mais primitivos. Mesmo tendo ganho a batalha, a tribo que detinha o fogo acabou tendo a sua chama apagada. Três integrantes saem, então, a procura de uma chama nova, para reacender o fogo.
Durante a busca pelo fogo, os integrantes da tribo menos desenvolvida se deparam com uma tribo antropófaga(Canibal), que possuíam o fogo. Na tentativa de tomar o fogo, eles entram em contato com uma moça de outra tribo, mais avançada.
Devido a esse contato com os espécimes e com sua tribo, adquirem novos conhecimentos e habilidades e principalmente a técnica para se produzir o fogo.
A tribo mais avançada já tinha conhecimentos na fabricação de moradias(cabanas), cerâmica, atiradores de flechas e ervas medicinais. Já se manifestavam artisticamente, através de pinturas corporais e o uso de adornos, além de já possuir uma linguagem mais desenvolvidas.
É possível perceber que o contato com outras tribos proporcionou um grande avanço evolutivo nos homens primitivos. Um exemplo que deixa bem claro a
evolução que ocorreu foi no momento em que um