guerra de canudos
O estado zulu localizava-se na região sudeste da África, entre as montanhas de Drakensberg e oceano índico, cobrindo cerca de 200 mil quilômetros quadrados. Foi fundado por Chaca, do grupo nguni, que, no fim do século XVIII, tinha uma organização política bem elaborada. Nascido entre 1783 e1786, Chaca tomou o poder depois da morte do pai, em 1816, após ter vencido o conflito dinástico entre os possíveis herdeiros.
Logo no que se instalou no poder, começou a operar grandes mudanças na sociedade nguni.
Sua primeira ação visou o armamento, pois ele pretendia passar de guerras de escaramuças aos enfrentamentos em grandes escalas.
Ele fez construir em todo pais depósitos para a logística dessas armas para uso exclusivo do exercito. Formou também um exercito permanente, mudando completamente o modo de administrar de seu pai, onde a atividade de guerra era circunstancial.
Treinou os jovens para guerras de longa duração treinamento esse que durava entre três anos nos kraal (casernas).
As mulheres também tinham um papel de grande importância para o exercito, na área da logística e intendência.
Um dos fundamentos da supremacia zulu estava em suas táticas e estratégias militares, ele introduziu métodos de guerras mais lógicos e sistemáticos.
No plano tático ele adotou uma formação de ataque em arco, como a cabeça do búfalo num circulo as tropas eram divididas em quatro corpos, isto é, em duas alas que constituíam os chifres do búfalo e dois centrais colocados um atrás do outros, como o crânio do animal.
Composta por soldados jovens, essas alas empurram o inimigo para o centro e encurralam-no num combate corpo-a-corpo. Aí os soldados ainda frescos do primeiro corpo, soldados experimentados, esmagavam os adversários. Se eles oferecessem grande resistência, intervêm os soldados do segundo corpo e liquidavam o adversário.
Com isso chaca optou por uma guerra total.
No reino Zulu observa-se uma imbricação entre a guerra, o poder e as praticas