GRÉCIA
O trabalho tem por objetivo trazer a tona o processo da formação das cidades-estados e o impacto que estas tiveram na vida do homem. De referir que a Grécia antiga constituía uma civilização que exerce o domínio do saber humano, desde a ciência até a política, passando pela literatura e a filosofia. A importância do trabalho está no fato de formar o homem sobre antecedentes do presente em que vive, não tem como falar da história da humanidade sem se fazer referência a Grécia.
Mediante o fichamento deste texto, pode-se afirmar que o processo da formação das Cidades-Estados na Antiga Grécia foi consequência da invasão armada tanto na Esparta assim como em Atenas encontramos semelhanças na língua falada bem como nas suas atividades econômicas.
Esparta e Atenas duas grandes e mais importante cidades gregas, tão importantes e famosas que se duelavam por poder intrigas Estas duas cidades famosas e ate certo ponto diferente também se assemelhavam, por exemplo, na educação as duas tinham preocupação de educar seus jovens, mas se diferenciavam na forma, enquanto os jovens atenienses realizavam seus estudos nas palestras, que eram escolas, os jovens espartanos estudavam em colégios militares com disciplina rígidas com preparação desde cedo para a guerra. Quanto Atenas era voltada para a população e filosofia, Esparta era voltada para o militarismo. Desde já se pode perceber a desigualdade entre estas cidades.
As Cidades-estados gregas constitui o ponto de referência na história da humanidade, não se pode falar da democracia sem estudar história de modo geral. Isto significa conhecer o passado para entender as mudanças ocorridas até os dias atuais. É através de relatos históricos que temos uma explicação para tudo que aconteceu e vem acontecendo até os dias atuais. Esses fatos apontados pela história nos fazem entender e conhecer todas as lutas, mudanças ocorridas, progresso da humanidade, enfim, a evolução do homem, o avanço tecnológico e as melhorias