Grécia introdução
Localizada na juntura da Europa, Ásia e África, a Grécia é o berço de nascimento da democracia, da filosofia ocidental, dos Jogos Olímpicos, da Literatura ocidental e da historiografia, bem como da Ciência política, e dos mais importantes princípios matemáticos, e também o berço de nascimento do teatro ocidental, incluindo os gêneros do drama, tragédia e o da comédia.
Formação de governo
A forma de Governo da Grécia é a República. Não se confunde com o sistema de Governo que é o Parlamentarismo. É um Estado Democrático.
Desde 3 de Junho de 1975, com a adoção da nova Constituição, a Grécia é uma democracia republicana parlamentar.
A monarquia foi rejeitada a 8 de dezembro de 1974.
O voto é obrigatório e universal, sendo adquirido esse direito aos dezoito anos.
O poder executivo é regido pelo chefe de Estado, que é eleito pelo parlamento. Além disso, existe ainda o chefe de Governo, nomeado pelo presidente e o Gabinete do Governo, cujos membros são também nomeados pelo presidente, tendo em conta as recomendações do primeiro-ministro.
O poder legislativo é uni camarário (só possui uma câmara de deputados) e a judicial conta com uma Corte e um Tribunal Supremo. O sistema legal baseia-se no código romano. Tem cortes divididas em assuntos civis, administrativos e criminais.
Economia da Grécia Atual
Situação econômica atual
A Grécia vem passando por uma grave crise econômica, provocada pelo alta dívida pública. Mesmo com os planos de ajuda econômica aprovados pela União Europeia, o país amarga queda no PIB, aumento do desemprego e falta de credibilidade no mercado internacional. O forte plano de ajuste fiscal vem sofrendo grande oposição popular, pois implica em redução de gastos públicos relacionados a, principalmente, direitos trabalhistas. Bancos, indústrias e até o setor de turismo estão sofrendo com a crise. A possibilidade da Grécia sair da Zona do Euro ainda existe. A crise grega tem extrapolado as fronteiras do país, atingindo,