Introdução à Grécia Antiga
Introdução
Para a Grécia Antiga, gregos eram os que falavam grego
Seu território era chamado de Hellas e a si eram chamados de helenos.
Os romanos chamavam de Graii ( Graia era o nome de uma região da Hélade ocidental, onde provavelmente tiveram o promeiro contato com os helenos); Graecia é o nome que conhecemos até hoje.
A região dos Balcãs constitiu o centro da civilização grega, que é delimitado por: um lado pelo Mar Mediterrâneo e o outro por alternância de monstanhas rochosas, despenhadeiros e alguns vales férteis para agricultura.
O território é dividido por cordilheiras, o que dificultou a comunicação entre as áreas habitáveis e que tira-se a ideia da divisão em comunidades autônomas, com suas lingúas e constituções terem se formado
A pobreza do solo, o relevo acidentado e outro fizeram com que houvessem deslocamentos populacionais e a expansão helênica fosse feita para outras terras
Há 3 regiões continentais: Peloponeso, ao sul ; Ática, na Grécia central e a Região Norte. Devido à grande quantidade de montanhas, a comuniação só era feita por mar ou passagens estreitas.
No Mar Egeu há muitas ilhas próximas. Algumas grandes, como Creta, Rades e Lesbos. E a grande maioria pequena.
Os helenos também se instalaram na Jônia - atual Turquia - E posteriormente fundaram Sicília, na Itália, formanda a Magna Grécia, para além de colônias em todo o Mediterrâneo ocidental - como Marselha, atual França e Empório na Espanha. Tudo isso é a Grécia.
No período clássico, a Hélade era constitu´da de vários grupos humanos, organizados em poleis (pólis) como Atenas, Esparta, Tebas e Corinto.