historia
ABRIGO PRIMITIVO E ARQUITETURA TUMULAR.
O ESPAÇO GREGO.
INTRODUÇÃO A ARQUITETURA
ABRIGO PRIMITIVO
- A construção do abrigo é atribuição do próprio interessado, com ou sem auxilio de outras pessoas. - O resultado da construção pode ser atingido de duas maneiras:
- primeiro obedecendo a uma técnica tradicional; - ou com a improvisação mediante a necessidade. - Desconhecimento de projeto (intuição)
- Tentativa e erro.
- Construir é atribuição de todos.
A ARQUITETURA
INTRODUÇÃO
4
AULA
ABRIGO PRIMITIVO
• A arquitetura primitiva pode ser compreendida primariamente como uma imposição da necessidade da conservação da vida humana sob os efeitos do clima, da nocividade do tempo meteorológico, abrigando o corpo num microambiente alterado.
A ARQUITETURA
INTRODUÇÃO
4
AULA
ABRIGO PRIMITIVO
•O instinto do homem primitivo o conduz a um recinto fechado, onde ele acostuma-se a procurar não só para repousar, mas também para escapar às intempéries. • O ambiente interno de uma habitação primitiva qualquer é, sem dúvida, um microclima especialmente preparado pelo homem de modo a fornecer-lhe as condições mínimas de higiene, repouso e segurança necessárias.
A ARQUITETURA
INTRODUÇÃO
4
AULA
ABRIGO PRIMITIVO
EVOLUÇÃO
• Uma vez construído o abrigo elementar pelo homem primitivo, de acordo com as possibilidades da sua época, ele começou a perceber que o ato inicial de abrigarse não era por si só suficiente.
• Ele começa, então, a introduzir no seu abrigo ainda rudimentar melhorias ou aperfeiçoamentos que permitissem a ele um melhor rendimento frente seus objetivos. • Sempre influenciado pelo espaço que está inserido
(características físicas, políticas e culturais)
A ARQUITETURA
INTRODUÇÃO
4
AULA
A ARQUITETURA TUMULAR
• Na arte tumular, a simbologia é uma forma de representação de determinados contextos históricos, ideológicos, religiosos, sociais e econômicos, onde a morte