Propileu
Chamamos de civilização grega, ou civilização helênica aquela que se desenvolveu a partir do extremo sul da Península Balcânica (a Grécia atual) e se difundiu pelas ilhas do Mar Egeu, costa ocidental da Ásia
Menor, litoral do Mar Negro e por certos pontos africanos e europeus do Mediterrâneo.
As origens da civilização helênica são encontradas nos primitivos povos que habitavam a Península
Balcânica, os pelasgos, na civilização egéia e nos povos indo-europeus (aqueus, jônios, eólios e dórios) que, desde mais ou menos 2.000 a.C. começaram a penetrar nos Bálcãs.
A CIVILIZAÇÃO EGÉIA
A civilização egéia desenvolveu-se, originalmente, nos muitos arquipélagos do Mar Egeu e teve como principal centro a ilha de Creta, daí também ser conhecida por civilização cretense. Os egeus chegaram a ocupar também as costas ocidentais da Ásia Menor e a parte meridional dos Bálcãs.
A exigüidade das terras aráveis e das reservas minerais e a facilidade para a navegação (muitas enseadas naturais e ilhas próximas umas das outras) fizeram com que os egeus se notabilizassem como um povo de navegadores. O comércio marítimo foi a base de sua economia. Conseqüentemente, a civilização egéia caracterizou-se por um notável desenvolvimento urbano, sendo que dentre suas cidades a mais importante foi Cnossos, cujos reis recebiam o título de Minos.
Matérias > História > História Geral > Antiguidade Oriental > Introdução file:///C|/html_10emtudo/Historia/html_historia_total.htm (16 of 610) [05/10/2001 22:27:02]
Cada cidade tinha, provavelmente, o estatuto de uma cidade-estado, ou seja tinha sua autonomia e soberania política. É provável que essas muitas cidades-estados tenham formado uma espécie de federação, sob a liderança efetiva de Cnossos. Parece-nos fora de dúvida que os Minos (reis de Cnossos) exerciam uma efetiva hegemonia sobre os povos egeus. Alguns historiadores chegam a designar essa civilização como civilização minóica.
Página 2
Matérias > História > História