Análise Filme Acrópole
1. Relação entre arquitetura, escultura e pintura nas construções monumentais da
Acrópole.
A arquitetura, escultura e pintura estão intimamente ligadas na Acrópole Ateniense.
Todas essas artes buscavam na geometria, no estudo da proporção, dos elementos da natureza, o ideal de beleza para suas obras. Na arquitetura, eram usadas mais colunas do estilo dórico, que davam uma sensação de firmeza (esse tipo de coluna foi usada na construção da Acrópole) e as construções mais usuais eram templos, onde, além de ser usados para funções religiosas, também serviam como ponto de observação militar. Na escultura, os gregos conseguiam transmitir uma forte noção de realismo, buscando representar fielmente o ideal de beleza estabelecido. Na pintura, representavam cenas cotidianas, batalhas, religião, mitologias e outros aspectos da cultura grega, sempre obedecendo às regras de proporção.
A relação entre essas três artes é a importância do ritmo, equilíbrio e a harmonia ideal, tendo como característica o racionalismo, o interesse pelo homem, a democracia e o amor pela beleza.
Exemplo da arquitetura grega: a Acrópole
Fonte: www.uel.br/projetos/acropolis/ (acesso em abril/2012)
Exemplo de escultura grega
Fonte: www.grecianomarista16.blogspot.com.br (acesso em abril/2012)
Pintura grega (usualmente eram pintadas cenas cotidianas em vasos decorativos)
Fonte: www.cggrupo1.blogspot.com.br/ (acesso em abril de 2012)
2. Relação entre arquitetura e o pensamento humanista da época.
As proporções usadas nas construções eram baseadas no corpo humano. A proporção áurea (conhecida por muitos como proporção perfeita) foi aplicada na construção da Acrópole, como forma de mostrar a todos a perfeição de suas construções, a superioridade construtiva dos gregos. O pensamento humanista da época era o equilíbrio, a harmonia, tendo como característica o racionalismo, o interesse pelo ser humano, o culto à beleza e a democracia.
Proporção