Grãos
Professor: Leonardo Carpaneda
Alunos: Luiz Fillipe
Talita Carolina
Priscila
SALTO - SP
PIRÂMIDE ALIMENTAR
Tem como objetivo orientar as pessoas para uma dieta mais saudável, cada parte da pirâmide representa um grupo de alimento e porções.
1- ADEQUAÇÃO – a alimentação deve ser apropriada as diferentes fases e condições de vida, ás atividades, circunstâncias fisiológicas e de doenças.
2- QUALIDADE – deve conter variedades de alimentos que satisfaça todas as necessidades do corpo, devem ser nutritivos e não apenas conterem calorias vazias.
3- QUANTIDADE – deve ser suficiente para atender o organismo em todas as suas necessidades.
O grupo I que é a base da pirâmide é rica em alimentos em carboidratos, estes sob forma de glicose, frutose, sacarose, maltose, lactose, amido, é a maior fonte de energia para o organismo.
GRUPO DE CEREAIS
Os alimentos que pertencem ao grupo dos cereais, os da base de trigo, arroz, aveia, farinha de milho, cevada, ou outro cereal como: pães, macarrão, cereais matinais e torradas. Os cereais são divididos em dois grupos:
Os cereais integrais formados pelo farelo, o germe e endosperma.
Os cereais refinados sofrem um processo que remove o farelo e o germe, isto é feito por cereais de uma textura mais fina, ocorre a remoção das fibras dietéticas, ferro e algumas vitaminas, exemplo de cerais refinados são: farinha de trigo branca, arroz branco, pão francês e macarrão. A maioria dos cereais refinados é enriquecida, ocorre uma adição de minerais e vitaminas de pois do processamento. A fibra removida no processo, não é acrescentada aos cereais.
Alguns produtos a base de cereais integrais: arroz integral, trigo em grão, farinha de aveia, milho de pipoca, centeio integral, biscoito de trigo integral, arroz silvestre, etc.
Alimentos e produtos a base de cereais refinados: broa de milho, cuscuz, biscoitos salgados, canjica, macarrão, cereais matinais, etc.