Gráficos
Material desenvolvido pela Profa. Miriam Sayao
Linha
Um gráfico de linhas é utilizado para mostrar evolução, ou tendências, nos dados em intervalos iguais.
Dispersão XY
Um gráfico xy (dispersão) mostra a relação existente entre os valores numéricos em várias séries de dados ou plota dois grupos de números como uma série de coordenadas xy. Esse gráfico mostra intervalos irregulares ou clusters de dados e é usado geralmente para dados científicos.
Quando ordenar seus dados, coloque valores x em uma linha ou coluna e insira valores y
1
material recuperado do help online da Microsoft
correspondentes nas linhas ou colunas adjacentes.
Bolhas
Um gráfico de bolhas é um tipo de gráfico xy (dispersão). O tamanho do marcador de dados indica o valor de uma terceira variável. Para organizar seus dados, coloque os valores de x em uma linha ou coluna e insira os valores de y e os tamanhos das bolhas correspondentes nas linhas ou colunas adjacentes.
O gráfico nesse exemplo mostra que a Empresa A tem a maioria dos produtos e a maior fatia do mercado, mas não necessariamente as melhores vendas.
Radar
Um gráfico de radar compara os valores agregados de várias séries de dados.
Nesse gráfico, a série de dados que cobre a maior parte da área, Marca A, representa a marca com o maior conteúdo de vitamina.
Superfície
Um gráfico de superfície é útil quando você deseja localizar combinações vantajosas entre dois conjuntos de dados. Como em um mapa topográfico, as cores e os padrões indicam áreas que estão no mesmo intervalo de valores.
Esse gráfico mostra as várias combinações de temperatura e tempo que resultam na mesma medida de resistência à tração.
Cone, cilindro e pirâmide
Os marcadores de dados em forma de cone, cilindro e pirâmide podem dar um efeito especial aos gráficos de colunas e de barras 3D.
Área
Um gráfico de área enfatiza a dimensão das mudanças ao longo do tempo. Exibindo a soma dos valores plotados, o