Gráfico de Alcance do jato
1) Descreva, de maneira sucinta, os processos de formação rocha−solo. Comente a possibilidade de em um perfil qualquer de solo encontrarmos uma camada de solo residual sobrejacente a uma camada de solo sedimentar.
Resposta:
CICLO DA ROCHA : MAGMA
ROCHA = IGNEA OU METAMÓRFICA
SOFRE O INTEMPERISMO GERANDO OS SEGUINTES SOLOS :
SOLOS RESIDUAIS SOLOS TRASNPORTADOS SOLOS ORGÂNICOS
NÃO É POSSÍVEL ENCONTRAR UMA CAMADA DE SOLOS RESIDUAL SOBREJACENTE A UMA CAMADA DE SOLO SEDIMENTAR, EM FUNÇÃO DO SOLO SEDIMENTAR SER UM SOLO TRANSPORTADO, E O RESIDUAL SER ORIGINÁRIO DA PRÓPRIO LOCAL DA DECOMPOSIÇÃO DA ROCHA.
2) Distinga intemperismo físico de intemperismo químico citando as principais características dos solos formados pela predominância de um ou outro tipo de intemperismo.
Resposta: Intemperismo físico – É o processo de decomposição da rocha sem a alteração química dos seus componentes, tendo como agentes a variação de temperatura, o clico de gelo/degelo, alívio de pressão e o repuxo coloidal, formando solos mais grossos e apresentando uma composição química semelhante a da rocha mãe, características dos pedregulhos e das areias.
Intemperismo químico – É o processo de decomposição da rocha com a alteração química dos seus componentes, depende da presença da água, formando solos mais finos e mais profundos, características das argilas e dos siltes.
4) Fale sobre as principais diferenças entre as partículas de textura grossa e fina e como cada um destes grupos influi nas características dos solos (estrutura, sensibilidade, atividade, etc).
Solos Grossos: Os solos grossos possuem uma maior percentagem de partículas visíveis a olho nu (0,074 mm) e suas partículas têm formas arredondadas,